Cadastrando um Convênio
Após cadastrarmos a Conta, é hora de partirmos para o cadastro do convênio.
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Então vamos lá!
Uma conta pode conter 1 ou muitos convênios vinculados a ela. E é no convênio que iremos definir qual o layout (CNAB) que será utilizado, configurações especiais solicitadas pelo banco (como numeração da remessa) e também algumas outras informações bancárias.
Para cadastrar o convênio, selecione qual a conta que deseja vincular este convênio, e na coluna "Ações" clique em "Listar convênios", conforme imagem abaixo:
Fazendo isto, você será direcionado para a página onde constarão todos os convênios cadastrados para a conta, e você irá visualizar uma tela como esta:
Nesta tela, aparecerá a listagem de todos os convênios cadastrados.
Para cadastrar um novo convênio, basta clicar no botão "Adicionar" e preencher as informações que aparecerão na próxima página.
O primeiro campo chamado "Número" é referente ao número do convênio, disponibilizado pelo banco (temos uma documentação que dá algumas dicas sobre o que preencher nestes campos);
Na sequência, temos a "Descrição", que é um campo livre para facilitar a identificação do convênio;
Depois, existe o campo "Carteira" onde você preenche o número ou sigla da carteira de cobrança, definido pelo banco;
No campo "Padrão CNAB" você irá configurar o layout dos arquivos de remessa e retorno, que poderá ser no padrão 240 ou 400, também definido pelo banco;
Caso o "Padrão CNAB" seja igual a 240, aparecerá o campo "Código carteira", que é opcional e define o tipo da carteira que será utilizada.
Na sequência, em Configurações do convênio você poderá configurar as seguintes opções:
"Reiniciar número da remessa diariamente": nesta opção você poderá definir se a numeração da remessa será reiniciada diariamente ou se ela será sempre sequencial. Caso o banco exija que ela seja sempre sequencial, aparecerá um campo para você preencher o número atual da remessa, ou seja, qual a numeração da remessa que o banco exige que seja utilizada para continuar as emissões dos boletos;
"Registro via WebService": caso o banco que você utilize possua a possibilidade de registrar os boletos via webService, será nesta mesma tela que você preencherá as informações para ativar esta forma de transmissão. Para utilizar este recurso você precisará marcar a opção "Registro via WebService" e preencher as informações (geralmente chaves de segurança e códigos de transmissão) que o banco fornecer. Para mais informações sobre este recurso, clique aqui.
Ao final do cadastro de um convênio, o id deste convênio pode ser encontrado indo em "Editar convênio", onde ele será apresentado na URL da página, ao final do endpoint.
Finalizando o cadastro do convênio, as informações bancárias do cliente já estarão cadastradas e já podemos emitir os primeiros boletos para testes!
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