- Cadastrando um Cedente
- Cadastrando um Conta
- Cadastrando um Convênio
- Cadastrando um Assinatura
- Cadastrando um Certificado para Convênio
Cadastrando um Cedente
Antes de fazer qualquer ação no produto, é necessário fazer o cadastro do cedente.
O Cedente é o emissor da cobrança, ou seja é quem efetivamente emitirá os boletos. Logo, sua empresa pode possuir vários cedentes cadastrados, de acordo com a necessidade!
Este cadastro dos cedentes pode ser feito através da OCX, via API ou pela GUI.
O cadastro através da GUI exige o login através do CNPJ e Token da software house e, caso utilize a API, é necessário informá-los no header da requisição.
É importante reforçar que, ao cadastrar um cedente na base da API a licença do mesmo será automaticamente registrada. Sendo assim, caso você queira bloquear ou inativar um cliente deve acessar a sua área restrita.
Ou se preferir ele pode ser desativado diretamente na GUI, para isso você precisa acessar o ambiente em que deseja desativar o cedente em questão (Produção ou Homologação) com CNPJ e Token de Software House, em seguida alterar o campo Situação como no exemplo abaixo:
Acima, segue um exemplo mostrando como ficará usa GUI de Software House após efetuar os cadastros dos cedentes.
Então, vamos lá!
Para fazer o cadastro através da GuiWeb, você deve primeiramente identificar o ambiente no qual o mesmo deve ser feito. Temos duas opções:
Na tela de listagem de Cedentes , ao lado do título, encontra-se o botão para Adicionar novos cedentes:
Na tela seguinte, iremos preencher os dados para o cadastro de um cedente. Deve ser definido se o cedente a ser cadastrado é Pessoa Física ou Jurídica. Os campos obrigatórios são marcados por um asterisco "*".
Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios já é possível encerrar o cadastro através do botão Salvar.
Com o cadastro encerrado/salvo existe a opção de editar informações do mesmo, com exceção do tipo de Pessoa (Física ou Jurídica) e o CPF ou CNPJ definidos durante o cadastro.
Após finalizar o cadastro do Cedente, cada um dos CNPJs cadastrados receberá também um Token, que dará acesso a um painel específico para os cedentes, onde seus clientes poderão, dentre outras coisas, acompanhar e visualizar todos os boletos que foram emitidos por eles.
E também, após o cadastro do cedente, você conseguirá identificar o ID deste cedente na URL da página, apresentada no final do endpoint do domínio de nossa API.
Nos próximos posts mostraremos como fazer o cadastro das contas e convênios para cada cedente!
Cadastrando uma Conta
A partir do momento em que o cedente encontra-se cadastrado, podemos iniciar o cadastro de suas informações bancárias.
🔔 Dica da Tecnospeed: Possuímos uma seção em nossa documentação que te oferece dicas para cadastrar as contas, exemplos de preenchimento e facilita bastante este processo de cadastro. Clique aqui para acessar esta documentação!
Então vamos lá!
O primeiro passo para fazer esta configuração, é cadastrar as informações da Conta deste cliente.
Para isso, logado com as credenciais de Software House, no menu esquerdo clique em "Cedentes" e você terá acesso a uma página parecida com esta:
Em seguida, na coluna "Ações" você terá acesso a algumas opções de edição e cadastros que poderá configurar para cada um dos cedentes.
Para alterar as contas, na coluna "Ações" clique em "Editar Contas".
Você irá visualizar uma tela conforme este exemplo:
Esta é a tela onde estarão listadas todas as contas já configuradas para cada um dos cedentes. Então, para cada cedente (CNPJ) que você cadastrar, pode ser configurado um número ilimitado de contas, de diferentes bancos, de acordo com a necessidade que seu cliente possuir.
É importante lembrar que, caso seja um cliente novo, nesta página a listagem de contas estará em branco, e para continuarmos, basta clicar no botão "Adicionar".
Feito isso, você terá acesso à tela abaixo, onde preencherá os dados iniciais da conta.
Para cadastrar a Conta, basta preencher os campos:
"Código Banco", que receberá o código da instituição bancária;
"Tipo", que identificará se a conta em questão é do tipo "Conta Corrente" ou "Poupança";
"Agência", que é onde você informará o código da agência e o DV
"Número", que irá receber o número da conta e o DV
E "Código do Beneficiário", que é a identificação do cliente no banco
É importante ressaltar que estes dados, por serem bancários, é de suma importância que sejam confirmados com o banco, para evitar que os boletos emitidos em produção rejeitem posteriormente.
Finalizando o cadastro da conta, é hora de fazermos o cadastro do convênio, que mostremos no próximo post!
Notas
- No cadastro de conta, existe uma opção especifica para o banco Bradesco: "Quando o código do banco tiver o valor 237 (Correspondente ao código de identificação do banco Bradesco) um novo campo irá surgir para preenchimento obrigatório, que é o campo Código da Empresa". Campo necessário para as operações do banco Bradesco.
- Após o cadastro da conta, o id da respectiva conta será apresentado na URL da página, no momento em que você for editar a mesma, no final do endpoint.
- Para o cadastro do banco Daycoval com código do banco correspondente ITAU (341), surgira novos campos para preenchimento como opcional, para substituição dos valores na impressão do boleto.
Cadastrando um Convênio
Após cadastrarmos a Conta, é hora de partirmos para o cadastro do convênio.
🔔 Dica da Tecnospeed: Possuímos uma seção em nossa documentação que te oferece dicas para cadastrar os convênios, exemplos de preenchimento e facilita bastante este processo de cadastro. Clique aqui para acessar esta documentação!
Então vamos lá!
Uma conta pode conter 1 ou muitos convênios vinculados a ela. E é no convênio que iremos definir qual o layout (CNAB) que será utilizado, configurações especiais solicitadas pelo banco (como numeração da remessa) e também algumas outras informações bancárias.
Para cadastrar o convênio, selecione qual a conta que deseja vincular este convênio, e na coluna "Ações" clique em "Listar convênios", conforme imagem abaixo:
Fazendo isto, você será direcionado para a página onde constarão todos os convênios cadastrados para a conta, e você irá visualizar uma tela como esta:
Nesta tela, aparecerá a listagem de todos os convênios cadastrados.
Para cadastrar um novo convênio, basta clicar no botão "Adicionar" e preencher as informações que aparecerão na próxima página.
O primeiro campo chamado "Número" é referente ao número do convênio, disponibilizado pelo banco (temos uma documentação que dá algumas dicas sobre o que preencher nestes campos);
Na sequência, temos a "Descrição", que é um campo livre para facilitar a identificação do convênio;
Depois, existe o campo "Carteira" onde você preenche o número ou sigla da carteira de cobrança, definido pelo banco;
No campo "Padrão CNAB" você irá configurar o layout dos arquivos de remessa e retorno, que poderá ser no padrão 240 ou 400, também definido pelo banco;
Caso o "Padrão CNAB" seja igual a 240, aparecerá o campo "Código carteira", que é opcional e define o tipo da carteira que será utilizada.
Na sequência, em Configurações do convênio você poderá configurar as seguintes opções:
"Reiniciar número da remessa diariamente": nesta opção você poderá definir se a numeração da remessa será reiniciada diariamente ou se ela será sempre sequencial. Caso o banco exija que ela seja sempre sequencial, aparecerá um campo para você preencher o número atual da remessa, ou seja, qual a numeração da remessa que o banco exige que seja utilizada para continuar as emissões dos boletos;
"Registro via WebService": caso o banco que você utilize possua a possibilidade de registrar os boletos via webService, será nesta mesma tela que você preencherá as informações para ativar esta forma de transmissão. Para utilizar este recurso você precisará marcar a opção "Registro via WebService" e preencher as informações (geralmente chaves de segurança e códigos de transmissão) que o banco fornecer. Para mais informações sobre este recurso, clique aqui.
Ao final do cadastro de um convênio, o id deste convênio pode ser encontrado indo em "Editar convênio", onde ele será apresentado na URL da página, ao final do endpoint.
Cadastrando uma Assinatura
Para criar uma assinatura em nosso sistema, primeiramente é necessário cadastrar o cedente e conta (emissor da cobrança), e ter uma carteira ativa.
O serviço de recorrência, ou assinatura, é aquele utilizado por empresas que prestam algum tipo de serviço contínuo, e de modo geral, é necessário que a cobrança seja recorrente para que o pagamento também seja.
Então vamos lá!
1) Após realizar o login na GUI, navegue até a aba de Assinaturas, localizada no lado esquerdo da tela.
Nessa tela, é realizada a listagem das assinaturas cadastradas. (No exemplo, ainda não existem assinaturas criadas).
2) Vamos registrar a primeira assinatura clicando no botão "Adicionar".
Logo em seguida, preencha o formulário com as informações necessárias, e clique no botão "Salvar".
(É necessário preencher todos os dados do boleto)
3) Após criar a sua assinatura, você será redirecionado para tela de listagem de assinaturas.
(Uma mensagem de sucesso será exibida na tela).
4) Na aba de ações, podemos listar os boletos gerados, editar assinatura ou excluir assinatura (cancelar assinatura).
Por fim, após realizar esse processo de cadastro e criar uma assinatura, as cobranças serão criadas na datas de recorrência informadas.
Cadastrando Certificado para Convênio
Agora é possível realizar o cadastro do certificado digital para os convênios através da GUI do Plug Boleto, o certificado digital é utilizado para realização de autenticação nos registros instantâneos por alguns bancos.
Para realizar o cadastro do certificado é necessário estar logado com o perfil de Software House ou com o perfil de Cedente, identificar a conta que está vinculada ao convênio, e em seguida, identificar o convênio que possuirá o certificado vinculado a si. Após isso, basta selecionar a opção de edição deste convênio e acessar a opção para editá-lo e preencher as informações, como na imagem abaixo:
Após o preenchimento das informações clicar em Salvar para realizar o upload do certificado.
Para visualizar ou trocar o certificado, após o cadastro, edite novamente o convênio e o certificado será exibido como na imagem abaixo:
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