Cadastrando um Cedente
Antes de fazer qualquer ação no produto, é necessário fazer o cadastro do cedente.
O Cedente é o emissor da cobrança, ou seja é quem efetivamente emitirá os boletos. Logo, sua empresa pode possuir vários cedentes cadastrados, de acordo com a necessidade!
Este cadastro dos cedentes pode ser feito através da OCX, via API ou pela GUI.
O cadastro através da GUI exige o login através do CNPJ e Token da software house e, caso utilize a API, é necessário informá-los no header da requisição.
É importante reforçar que, ao cadastrar um cedente na base da API a licença do mesmo será automaticamente registrada. Sendo assim, caso você queira bloquear ou inativar um cliente deve acessar a sua área restrita.
Ou se preferir ele pode ser desativado diretamente na GUI, para isso você precisa acessar o ambiente em que deseja desativar o cedente em questão (Produção ou Homologação) com CNPJ e Token de Software House, em seguida alterar o campo Situação como no exemplo abaixo:
Acima, segue um exemplo mostrando como ficará usa GUI de Software House após efetuar os cadastros dos cedentes.
Então, vamos lá!
Para fazer o cadastro através da GuiWeb, você deve primeiramente identificar o ambiente no qual o mesmo deve ser feito. Temos duas opções:
Na tela de listagem de Cedentes , ao lado do título, encontra-se o botão para Adicionar novos cedentes:
Na tela seguinte, iremos preencher os dados para o cadastro de um cedente. Deve ser definido se o cedente a ser cadastrado é Pessoa Física ou Jurídica. Os campos obrigatórios são marcados por um asterisco "*".
Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios já é possível encerrar o cadastro através do botão Salvar.
Com o cadastro encerrado/salvo existe a opção de editar informações do mesmo, com exceção do tipo de Pessoa (Física ou Jurídica) e o CPF ou CNPJ definidos durante o cadastro.
Após finalizar o cadastro do Cedente, cada um dos CNPJs cadastrados receberá também um Token, que dará acesso a um painel específico para os cedentes, onde seus clientes poderão, dentre outras coisas, acompanhar e visualizar todos os boletos que foram emitidos por eles.
E também, após o cadastro do cedente, você conseguirá identificar o ID deste cedente na URL da página, apresentada no final do endpoint do domínio de nossa API.
Nos próximos posts mostraremos como fazer o cadastro das contas e convênios para cada cedente!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.