Em alguns casos de erro de envio do CFeSAT, o retorno vindo do aparelho, é o misterioso Erro Desconhecido ou Erro não identificado.
Geralmente, esse erro ocorre por dois motivos:
- Falha de esquema no arquivo XML
- Falha de comunicação com o aparelho SAT.
O ponto mais eficiente a se atacar a primeiro, seria a verificação da falha de esquema e para isso, vamos precisar do arquivo do XML de envio do SAT.
Localizando o XML no Componente CF-eSAT
O componente sempre salva os arquivos de comunicação que ele faz com o SAT, ou seja, os XMLs de envio e de retorno que ele envia e recebe, respectivamente.
Para localizar esses XMLs, primeiro precisamos olhar para a propriedade DiretorioLog. O componente vai olhar o caminho configurado nessa propriedade, para então salvar os arquivos de envio e retorno.
Ao localizar a pasta do logs, agora você precisa localizar o arquivo referente ao envio que fez. Ele vai ter o sufixo -env-cfe.xml.
Localizando o XML no Neverstop
No Neverstop existe a opção de salvar os XMLs de envio dos cupons. Para ativar essa configuração, basta acessar a interface do Neverstop, ir até a aba de Configurações do Neverstop e selecionar a opção de salva o log de envio, como marcado na imagem:
Caso o erro ocorra antes de ter marcado essa opção, você localiza o XML, dentro do log do Neverstop, que fica no arquivo neverstop.log.
Validando o XML
Com posse do XML de envio do CFeSAT, você vai precisar validar ele no validador do XML. Para isso, podemos utilizar o validador de XML da Tanca.
Ele valida todos os XML de envio, independente marca do equipamento no qual ele foi gerado. Nesse post, nós explicamos como conseguir o validador (fique tranquilo, é gratuito, leve e nem precisa instalar) e como realizar a validação.
Ao validar o XML, a mensagem apresentando o ponto da falha, vai aparecer em vermelho. Assim, basta acessar o nosso Dicionário de Dados para verificar como a informação deve aparecer no XML.
Se a validação do XML retornar "OK", então o problema pode ser outro item, como a comunicação com o aparelho SAT.
Verificando a Comunicação
Sobre a comunicação os passos a serem verificados são os seguintes:
- Abra o aplicativo de ativação do fabricante (geralmente ele se encontra na área de trabalho) e tente realizar os testes fim a fim. Esse teste vai verificar se a comunicação está normal entre a máquina e o aparelho.
Se o retorno do teste também for "Erro Desconhecido", o recomendável é que se entre em contato com o suporte da fabricante para que possam verificar o problema da conexão. - Quando os testes pelo aplicativo retornam sucesso, temos que verificar a DLL de comunicação e a porta de comunicação.
- DLL : Acesse o portal da fabricante e realize o download da versão da DLL compatível com o aparelho SAT utilizado no cliente e reconfigure a DLL no propriedade "NomeDllSat" do componente. Verifique se essa pasta onde a DLL está, possui permissão total de acesso e que ela também não esteja sob verificação do antivírus;
- PORTA : Tente desligar o aparelho e trocar a porta USB em que ele está conectado à máquina. Se possível, tente reiniciar a máquina também.
Algumas marcas possuem algumas particularidades para que a comunicação funcione sem problemas.
Dimep: juntamente com a DLL de comunicação, deve-se colocar a zlib.dll.
Elgin: juntamente com a DLL de comunicação, deve-se colocar a zlib.dll.
Bematech: essa marca possui um arquivo de configuração chamado bemasat.xml. Ele estará nas pastas de instalação da bematech. Edite esse arquivo e vai encontrar uma opção de configuração de porta. A porta COM configurada nesse arquivo, deve ser a mesma na qual o equipamento está conectado (é possível confirmar a porta USB do aparelho, pelo gerenciamento do computador).
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