Para que seja possível que contribuintes da empresa contratante realizem o envio de eventos do eSocial em nome da mesma, é necessário primeiramente instruir aos seus clientes que seja realizado o cadastro da procuração digital no ambiente de atendimento virtual da Receita Federal (e-CAC).
A procuração digital nada mais é do que um processo que possibilita que uma empresa transfira sua representação para outra pessoa ou empresa no Portal e-CAC.
Siga atentamente cada passo listado abaixo:
1º Passo: Cadastrar o certificado digital no navegador
Para dar início ao cadastro eletrônico no e-CAC, é preciso ter o seu certificado digital cadastrado no navegador utilizado em seu ambiente de trabalho virtual.
Como exemplo, utilizaremos o navegador Chrome.
Acesse o menu de configurações do navegador
Em “configurações”, acesse a aba de “Segurança e privacidade” e em seguida clique nas configurações de “Segurança”
Role a página até encontrar “Gerenciar Certificados”.
Após clicar em “Gerenciar certificados”, irá abrir uma janela em que, caso você já tenha algum certificado instalado no navegador, o mesmo será listado.
Para registrar um novo certificado, clique em “Importar…”.
Após clicar em “Importar…”, basta avançar para próxima janela e selecionar o arquivo do certificado em seu computador.
Depois de selecionar seu certificado e avançar, será requisitada a senha do mesmo para concluir o processo.
Ao finalizar estes passos, o seu certificado estará registrado em seu navegador e pronto para ser utilizado nas próximas etapas!
2° Passo: Acesse o Portal do e-CAC
Realize o login com o certificado digital clicando em “Entrar com Gov.br” e em seguida em “Seu certificado digital”.
Selecione o certificado digital na janela que irá aparecer e pronto, você estará logado no portal.
3° Passo: Cadastrando a Procuração.
Na tela inicial da plataforma, selecione o serviço “Senhas e Procurações" e aparecerá abaixo, o item “Cadastro, Consulta e Cancelamento - Procurações para e-CAC”. Selecione o mesmo.
Na próxima tela, terão algumas opções com relação à procuração eletrônica.
Selecione a opção “Cadastrando Procuração”
Na página seguinte, deverão ser preenchidos os dados de CNPJ da pessoa ou empresa para qual será fornecida a procuração e o período de vigência da mesma.
Logo abaixo, serão definidas as permissões que serão fornecidas ao prestador, ficando a critério do empregador definir as mesmas, marcando as opções disponíveis.
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