Realizando a vinculação do aparelho SAT
Antes de tudo se certifique que o certificado corresponde ao CNPJ que irá realizar a vinculação do SAT está instalado no computador, acesse o link Secretaria da Fazenda - Governo do Estado de São Paulo, marque a opção contribuinte e escolha o certificado correspondente.
Exemplo abaixo:
Observação: É possível conectar com o usuário e senha do posto fiscal, caso precise, verifique com a contabilidade ou o responsável pela empresa.
Após acessar a página, clique em Equipamento → Ações→ Vincular Equipamento SAT, na tela que irá aparecer, confirme o CNPJ e informe o número de série do aparelho que geralmente fica na parte de baixo do mesmo, clique no ícone + ao lado para adicionar, e informe o e-mail do responsável, por fim marque o certificado de autenticação, por padrão selecione a primeira opção “certificado fornecido pela SEFAZ SP”.
Observação: Caso opte pela segunda opção “certificado ICP-Brasil” é preciso verificar os certificados compatíveis com a marca do seu aparelho e realizar a aquisição junto as autoridades certificadoras do mercado, conforme orientação de aviso que aparecerá na tela seguinte do credenciamento.
Após o preenchimento basta clicar em ENVIAR, na tela seguinte validar se está tudo certo e confirme a vinculação, lembre de salvar/imprimir as informações preenchidas.
Instalar os Drives do SAT
Conecte o SAT ao computador e o cabo de rede no roteador/moldem, baixe os drives de comunicação e o aplicativo de ativação no site do fabricante, esse é onde será feito a ativação, vinculação com o AC da Software House e onde será realizado os testes de comunicação com o aparelho/SEFAZ.
O passo a passo da instalação será um processo particular do aparelho, portanto deve-se seguir o manual de orientação do fabricante, e em caso de dúvidas deve solicitar o suporte técnico do mesmo.
Exemplo de algumas interfaces de aplicativos de ativação com seus respectivos manuais:
Interface da TANCA.
Manual do fabricante: Manual de instalação TANCA
Interface Bematech
Manual do fabricante: Manual de orientação Bematech
Interface Elgin
A elgin tem algumas interfaces conforme o modelo do aparelho.
A primeira que foi disponibilizada para elgin linker I.
Manual do fabricante: Manuel de instalação ELGIN LINKER I
Segunda interface, disponível para elgin linker II
Manual do fabricante: Manual de instalação ELGIN LINKER II
Terceira interface e até o momento última.
Manual do fabricante: Manual de instalação ELGIN SMART
Gerar a signAC
Para a geração da signAC seguir orientação conforme essa documentação: Geral - Gerador de SignAC SAT para certificado A1 e A3 | CFeSAT – Central de Atendimento (tecnospeed.com.br).
Caso precise validar a signAC, acesse site da SEFAZ com o certificado da Software House, clique em tratamento e em validar código de vinculação, informe o contribuinte (emissor) e clique em validar.
Exemplos abaixo:
Em casos de "assinatura inválida", além de validar se os dados informados no gerador de signAC estão corretos, verifique se o certificado da SH (Software House) está cadastrado na SEFAZ, ou se o que está cadastrado não está desatualizado, pois, geralmente o problema está no certificado da SH. Se esse for o caso deve-se realizar o upload do mesmo com a extensão .CER.
Com o certificado instalado na máquina, vá até opções da internet → conteúdo → certificados, escolha o certificado e depois em exportar, avançar, deixe a opção "Não, não exportar a chave privada".
Conforme exemplo do gif abaixo.
Depois basta acessar site da SEFAZ com o certificado da SH, em Software House → cadastro da empresa → alterar, depois em anexar, para subir o certificado. Exemplo na imagem abaixo.
Configuração do CFeSAT no NeverStop
Com o CNPJ do emissor devidamente cadastrado no SaaS e o documento CFeSAT ativo, credenciamento concluído na SEFAZ, com os seus drives devidamente instalados, comunicando com o ativador disponibilizado pelo fabricante e com o teste fim-a-fim retornando "Emitido com sucesso". Seguiremos com a configuração do NeverStop, conforme a documentação: Geral - Configurações CFeSAT Manager NeverStop – Central de Atendimento (tecnospeed.com.br).
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.