Com a descontinuação do produto Manager eDoc, os clientes agora poderão migrar para o produto Manager SaaS, que é o sucessor do eDoc, sendo uma versão Cloud e mais moderna do mesmo.
Esta documentação visa abordar os principais passos para que a migração seja feita da forma mais eficiente possível.
Manager eDoc
O Manager eDoc utiliza duas formas de comunicação: uma delas é através do envio de arquivos para pastas previamente configuradas, enquanto a outra ocorre por meio das rotas internas do produto, funcionando como uma API local. Além disso, o Manager eDoc suporta três tipos de integrações de arquivos (TX2, REC ou XML). Este produto também possui uma interface web e um banco de dados nativo (PostgreSQL) para armazenar notas e eventos.
O Manager SaaS é um software hospedado em nuvem, contendo todos os endpoints necessários para emitir a Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e). É a escolha ideal para quem utiliza aplicações WEB ou para quem usa requisições HTTPS em sua aplicação. Para utilizar o Manager SaaS, basta criar uma conta, configurar os seus clientes e realizar as chamadas das requisições na sua aplicação. Além disso, o Manager SaaS suporta três tipos de integrações de arquivos (TX2, REC ou XML). Este produto também possui uma interface web e armazena notas e eventos.
Importante!
Sobre o Monitorador de Pastas
- O limite de XMLs a serem monitorados simultaneamente é de 5 mil.
- Cada XML importado é descontado da bilhetagem. Caso esse limite seja excedido, haverá cobrança adicional por cada nota excedente.
Esforço de migração
Ao migrar do Manager eDoc para o Manger SaaS da TecnoSpeed, nossos clientes poderão continuar utilizando os arquivos de integração (TX2, REC, XML) já existentes no eDoc e manterão o mesmo fluxo de autorização. As principais distinções entre os dois produtos residem no fato de que o Manager eDoc é local e o Manager SaaS é Cloud. O armazenamento de informações, como XML de autorização e log de eventos, será realizado em nuvem e os clientes têm acesso via repositório web ou via API, caso a Software House opte por salvar em um banco de dados, será de sua responsabilidade fornecer esse armazenamento adicional.
Antes de começarmos, é preciso destacar alguns links importantes:
- Base de conhecimento geral do Manager SaaS;
- Repositório de documentos Manager SaaS;
- Manager SaaS Admin;
Vamos ao passo a passo:
- Cadastro de empresa
- Reconfiguração de empresa
- Operações com os documentos
- Migração de XMLs do eDoc para o SaaS
- Envio de documentos por pasta
- Utilização do Manager NeverStop
- Impressão automática de documentos
1 - Cadastro de empresa
O sistema de cadastro de empresas do SaaS é realizado de duas formas: API e Interface.
Via API, é necessário realizar 3 requisições:
Via interface, o cadastro é feito pelo SaaS Admin. Siga as orientações do vídeo abaixo:
Após isso, será possível acessar o Repositório de documentos através do identificador do grupo, usuário administrador (admin) e senha do grupo (que é a senha do usuário admin):
2 - Reconfiguração de empresa
É importante citar que em algum momento, será preciso reconfigurar as empresas cadastradas (como o certificado, documentos ativos, etc). Para isso, é possível também realizar as alterações via Interface e API.
Via API, temos rotas para alteração da empresa, onde as informações citadas acima podem ser alteradas:
Via Interface, as alterações também são feitas pelo SaaS Admin, localizando a empresa cadastrada, alterando e salvando:
3 - Operações com os documentos
Operações de envio, consulta, resolve e entre outras, são feitas pela API, e nós temos uma vasta base de conhecimento com documentações sobre todas as rotas de todos os documentos:
Os envios dos documentos podem ser feitos via TX2, XML e REC. Os dicionários de dados se encontram dentro da seção de cada documento:
Você pode acessar estas seções utilizando o primeiro link desta documentação (base de conhecimento geral do Manager SaaS).
4 - Migração de XMLs do eDoc para o SaaS
Clientes que optarem por trazer os XMLs emitidos no eDoc para o SaaS, podem se utilizar de uma ferramenta disponibilizada pelo SaaS, o monitorador de pastas do TecnoControl.
O que é o TecnoControl?
O TecnoControl é uma ferramenta desktop que possui módulos facilitadores. Os módulos comumente utilizados são o Monitorador de Pastas e o Monitorador A3. Seu download é feito através da Central do Cliente.
O módulo Monitorador A3 é utilizado para emitentes que possuem o certificado A3 (token), e por conta deste certificado precisar ficar instalado e plugado na máquina do cliente, o TecnoControl disponibiliza este módulo para se comunicar com o certificado A3 (desktop) e com o Manager SaaS (nuvem), trabalhando como intermediador.
O módulo Monitorador de Pastas é utilizado para empresas que precisam ou preferem trabalhar via monitoramento de pastas (assim como era possível no eDoc).
Com o módulo instalado, é possível utilizar a pasta "importa", e colocar os XMLs dentro:
5 - Envio de documentos por pasta
Como vimos acima, o monitorador de pastas serve para importar documentos para o SaaS, porém ele é um monitorador completo, podendo ser utilizado para o envio, consulta, resolve, etc. Assim como o eDoc:
6 - Utilização do Manager NeverStop
O Manager SaaS também faz a utilização do Manager NeverStop, para os documentos NFCe, CFe SAT e MFe.
O que é o Manager NeverStop?
O Manager NeverStop é uma ferramenta desktop utilizada para emissão de dois documentos: NFCe e CFe (SAT São Paulo e MFe Ceará).
A utilização do NeverStop para a emissão do CFe é obrigatória, pois para emitir este documento, é necessário um aparelho SAT físico, que fica instalado na máquina do cliente ou seu servidor. O NeverStop ficará instalado na máquina onde este aparelho SAT está conectado, se comunicando com o aparelho.
Em relação a NFCe, o NeverStop possui uma vantagem para pontos de venda cuja movimentação e o fluxo de emissão é grande: ele irá emitir a NFCe mesmo se a SEFAZ estiver fora do ar ou a máquina estiver sem internet, pois ele identifica esta situação e se antecipa emitindo em contingência. Isso evita uma possível pausa e congestionamento no ponto de venda por conta de problemas técnicos.
Além disso, o Manager NeverStop pode ser utilizado com monitoramento por pastas ou rotas de API do próprio NeverStop. Seu download é feito através da Central do Cliente.
Caso queira conhecer o NeverStop, abaixo estarão suas principais documentações e sua base de conhecimento. Caso já utilize-o, a instalação pode ser mantida, mudando apenas algumas configurações como endpoint e configurações de servidores.
- Base de conhecimento do Manager NeverStop;
- Fluxo de envio de NFCe com o Manager NeverStop;
- Fluxo de contingência NFCe com o Manager NeverStop;
- Configuração do Manager NeverStop;
Qual a diferença entre o Manager NeverStop e o TecnoControl?
Ambas são ferramentas desktop, porém o TecnoControl é utilizado para monitoramento (monitoramento de pastas e monitoramento de certificados do tipo A3), e o NeverStop é utilizado para emissão de documentos (NFCe e CFe).
Exemplos na prática:
- Utilizo o Manager SaaS e não vou implementar as rotas de API, quero fazer emissão por monitoramento de pastas. Como posso prosseguir?
Neste caso, utilize o TecnoControl com o módulo monitoramento de pastas. Assim você pode emitir todos os documentos através do envio por pasta.
- Meu cliente precisa emitir CFe SAT São Paulo, tem esta possibilidade?
Sim, através do Manager NeverStop é possível emitir este documento.
- Quero ter a possibilidade de emitir NFCe com o Manager NeverStop por causa da sua contingência, mas preciso que seja por monitoramento de pastas. Preciso instalar na máquina do meu cliente as duas ferramentas?
Não é necessário pois, com o Manager NeverStop é possível emitir NFCe por monitoramento de pastas. Caso quisesse emitir via rota de API, também seria possível.
7 - Impressão automática de documentos
Por conta do Manager SaaS ser um produto Cloud, ele não roda diretamente na máquina do cliente e não tem acesso às suas impressoras. Logo, não seria possível fazer a impressão automática.
Para resolver isso, temos duas possibilidades em que a impressão pode ser feita de forma automática:
- Utilizando a rota de impressão de cada documento logo após a emissão e autorização;
- Utilizando o PrintManager;
O que é o PrintManager?
O PrintManager é uma ferramenta desktop que é instalado na máquina cliente e funcionará monitorando de X em X segundos (configurável) se houve autorização do documento ou não. Caso sim, ele imprime este documento na impressora configurada.
Com este passo a passo feito, a migração será feita com sucesso!
Caso fique alguma dúvida, estaremos a disposição para ajudar via chat ou ticket.
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