Para resolver a Rejeição 218: NF-e já está cancelada na base de dados da Sefaz, é necessário alterar a numeração da nota ou a série informados, pois os mesmos pertencem a uma nota já cancelada na base de dados da SEFAZ.
Para clientes Tecnospeed, utilize o seguinte campo:
TX2
nNF_B08
serie_B07
REC
** **
B|cUF|cNF|natOp|mod|serie|nNF|dhEmi|dhSaiEnt|tpNF|idDest|cMunFG|tpImp|tpEmis|cDV|
tpAmb|finNFe|indFinal|indPres|procEmi|verProc|dhCont|xJust|indIntermed|
JSON
{
...
"numero": "5515",
"serie": 13
...
}
XML
<ide>
...
<serie>13</serie>
<nNF>5515</nNF>
...
</ide>
Segue uma breve descrição dos campos, segundo a NT:
Explicando a validação
A regra de validação da Sefaz, diz o seguinte:
Modelo | Regra de Validação | Aplic. | Msg | Efeito | Descrição Erro |
55/65 | Acesso BD NFE (Chave: Modelo, UF, CNPJ/CPF Emitente, Série, Número): – NF-e já cadastrada e está Cancelada (NT 2018.001) |
Obrig | 218 | Rej. | Rejeição: NF-e já está cancelada na base de dados da SEFAZ [nRec:999999999999999] |
Na prática, o que isso significa?
Isso significa que a Nota Fiscal informada já foi previamente cancelada na base de dados da SEFAZ. Esse erro costuma ocorrer quando o sistema tenta transmitir novamente uma NF-e que já foi enviada anteriormente e, por algum motivo, foi cancelada. Como o número da nota, série e CNPJ do emitente permanecem os mesmos, a SEFAZ identifica a duplicidade e rejeita o novo envio.
Explicando as exceções/observações
Observação 1: Esta rejeição se aplica ao documentos NFe e NFCe, é obrigatória em todas as UFs.
Observação 2: Na resposta assíncrona, a SEFAZ pode devolver o nREC - Número do Recibo do Lote caso tenha condições.
Referência
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.