Para resolver a Rejeição 296: Certificado Assinatura erro no acesso a LCR, deve-se aguardar a SEFAZ restabelecer o serviço e fazer o reprocessamento da NF-e, pois esse problema é um erro interno da SEFAZ que ao receber a NF-e faz uma consulta utilizando o certificado do assinante em uma lista de certificados revogados (LCR). Essa lista é disponibilizada pela certificadora do certificado digital.
Receber essa rejeição, não significa que seu certificado está revogado, apenas diz que a SEFAZ teve problemas em realizar a consulta. Caso o problema persista por muito tempo, é preciso entrar em contato com a SEFAZ ou com a certificadora.
Explicando a validação
A Rejeição (296):"Certificado Assinatura erro no acesso a LCR", indica que ao receber uma NF-e a SEFAZ teve problemas ao realizar uma consulta para verificar se o certificado do assinante da nota está na lista de certificados revogados (LCR). Caso não consiga realizar a consulta, a rejeição 296 irá ocorrer.
Na prática, o que isso significa?
Que ao emitir uma NF-e e recebermos a rejeição 296, o que podemos fazer é aguardar para reprocessar a NF-e, pois trata-se de um erro interno da SEFAZ.
Os certificados digitais em geral, receberão detalhes de propriedades com os endereços das listas que ficam disponíveis pela certificadora. Nesses endereços conseguimos acessar um arquivo em extensão .CRL que indica a lista utilizada pela SEFAZ.
Com o certificado instalado na máquina, encontre eu seu computador a opção "Opções da Internet".
Em seguida, acesse "Conteúdo" > Certificados > Encontre o seu certificado > Dê duplo clique, ou clique em "Exibir".
Acesse a aba "Detalhes" e navegue até "Pontos de Distribuição da Lista de Certificados Revogados"
Copie a URL, e cole em seu navegador, onde você conseguirá baixar um arquivo .CRL que contém a lista dos certificados revogados.
Nessa lista, conseguirá encontrar as informações do seu certificado. Comparando o número de série em que você coleta nessa opção:
Referência
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