Você deve ter visto na documentação do Swagger que o PlugNotas possui duas URLs diferentes, sendo uma delas o Sandbox. Aqui você vai entender melhor o que é cada uma delas e como e quando usar elas.
Sandbox
A API é um mock, ou seja, todas as requisições morrem nos nossos servidores e os retornos são sempre fixos. Nenhuma requisição enviada aqui, vai para os servidores das prefeituras/SEFAZ.
As rotas de cadastro de certificado e de empresa, trazem o retorno exato do que você está mandando. As rotas que envolvem as notas (envio, cancelamento, impressão), sempre retornam as mesmas informações mockadas.
Quando usar o Sandbox?
- Se você é um usuário que está pensando em contratar o PlugNotas e por isso, ainda não tem um token próprio, pode usar o Sandbox para fazer os primeiros testes. Dessa forma você já consegue ter uma ideia do que presenciar depois que contratar :)
- O Sandbox é um ótimo recurso para testar o cadastro de Empresas e de Certificados, isso porque o retorno dessas requisições são das informações que você mandou mesmo, então é um cenário que você usar, sem colocar "lixo" de informação na API oficial.
Observações
Algumas informações precisam ser salientadas aqui sobre o Sandbox:
- A primeira é uma que comentei agora: os retornos de notas são mockados, ou seja, o retorno que você vai receber de uma nota, não vai ser o mesmo da nota que enviou para nós.
- Nem todas as rotas possuem uma versão completa do fluxo de produção, no ambiente Sandbox. Webhook mesmo é uma parte do PlugNotas que não há como testar o fluxo completo no Sandbox, retornando dados mockados somente na rota de envio e na verify.
API Oficial
Essa é a API que você vai usar quando for colocar a sua aplicação para rodar nos seus clientes.
Todas as requisições que mandar para essa API, vão até os servidores da prefeitura/SEFAZ e os retornos condizem com as notas que você está enviando.
O diferencial aqui, é que quando você cadastra uma empresa emitente de documento (o seu cliente ou você mesmo), você consegue configurar se os envios serão feitos em ambiente de produção ou de homologação, ou seja, configurando em homologação, as notas vão para os servidores da prefeitura/SEFAZ, mas serão geradas notas sem valor fiscal, não gerando impostos para os seus clientes. Depois é só ir lá e trocar para produção :)
Quando usar a API Oficial?
- Essa API é recomendada para quando precisar testar o envio das notas. Isso porque vai te proporcionar um cenário mais próximo do que você vai encontrar em produção.
- Essa é a API que você vai usar quando for colocar seu sistema em produção nos clientes. Quando chegar esse momento, configure o ambiente dele como produção no cadastro da empresa.
Observações
- As empresas cadastradas aqui, não podem ser removidas. As empresas devem ser inativadas, caso tenha cadastrado incorretamente.
- As notas também não são removidas.
- É aqui na API oficial que você consegue testar o Webhook :)
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.