Resumo
Os erros "Connection Closed Gracefully" e "Invalid HELO name" podem acontecer quando o servidor de e-mail não permite que o e-mail seja enviado de determinada máquina.
Solução
Caso você utilize o Gmail, temos uma documentação específica neste endereço: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360016478473
Se você estiver utilizando o ManagerSaaS verifique com a equipe de suporte do seu provedor de e-mail se é possível realizar a liberação de envio de e-mail através destes IPs: 18.229.225.224, 54.94.34.56 e 18.231.233.212
Se tratando dos nossos produtos desktop como o Componente NFSe, verifique qual o IP da máquina que está executando o componente e solicite à equipe de suporte de seu provedor de e-mail a possibilidade de liberação deste IP.
Por que estes erros acontecem?
Estes erros acontecem antes mesmo do e-mail ser enviado, pois os provedores realizam verificações para saber se a máquina que irá enviar o e-mail é confiável (validação de registro PTR) ou simplesmente bloqueiam grupos de IP como por exemplo IPs de fora do Brasil (situação onde a aplicação que irá enviar o e-mail está rodando em uma máquina virtual no exterior).
Como descobrir qual situação estou enfrentando?
Uma maneira bem simples de saber se o problema é bloqueio de IP é testar enviar um e-mail com os mesmos dados através de outro ambiente. Isso pode ser feito utilizando algum gerenciador de e-mail qualquer e configurando ele no computador de diferentes pessoas. Se o envio de e-mail funcionar de uma máquina e não de outra, pode ser que o IP da máquina esteja bloqueado nas configurações do servidor de e-mails utilizado.
Caso seja testado de diferentes locais e os erros persistam, existe grande chance do problema estar relacionado a alguma configuração do provedor de e-mail e não do ambiente em si, então recomendamos entrar em contato com a empresa responsável pelo seu provedor de e-mail.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.