Notificações Automáticas por Agendamento
O recurso de Notificações Automáticas disponibilizado pela nossa API, têm por objetivo automatizar o processo de notificações de cobrança, a partir dos Agendamentos e dos Eventos dos boletos emitidos, enviando notificações através do uso de e-mail.
Neste post iremos mostrar como funciona e como configurar as Notificações por Agendamento.
Este tipo de notificação utiliza a data de vencimento do boleto como critério para o envio das notificações. Então, podemos configurar para que o envio da notificação ocorra antes, depois ou na própria data de vencimento. Abaixo, iremos mostrar como realizar essa configuração:
*Lembrando que as notificações ocorrem todos os dias *úteis* por volta das 10h da manhã para boletos com o status de "REGISTRADO".
*Atenção! As notificações são disparadas direto para o e-mail do sacado, esse e-mail é informado durante a inclusão do boleto através do campo abaixo:
Para utilizar este tipo de notificação, logado na GUI do Cedente, no menu esquerdo cliquem em "Notificações" e depois em "Agendamento"
Fazendo isto, será aberta uma tela onde constarão todas as notificações configuradas, conforme este exemplo:
Aqui, você conseguirá ver e gerenciar os perfis de notificações, e no botão "Adicionar" poderá criar novas notificações, de acordo com a necessidade de seu cliente.
Clicando no botão "Adicionar", você terá acesso à esta tela:
No campo "Nome" você preenche com uma identificação para a notificação;
No campo "Tipo" você define o tipo da notificação como "e-mail";
Na opção "Quando enviar" você poderá definir o momento em que a notificação será disparada.
Você pode definir para ser enviada na data do vencimento, antes do vencimento ou depois do vencimento;
Caso escolha o momento do envio como sendo "antes do vencimento" ou "depois do vencimento", aparecerá também o campo "Quantos dias", onde você preencherá a quantidade de dias antes ou a quantidade de dias depois do vencimento para que a notificação seja enviada.
Obs.: Neste configuração são considerados os dias corridos.
O campo "Assunto" aparecerá apenas para as notificações do tipo "Email", e você poderá definir um título para os emails que serão enviados;
O campo "Enviar Cópia Oculta" também aparecerá apenas para as notificações por Email, e você poderá definir um endereço de email que receberá as mesmas notificações automáticas;
O campo "Email para resposta" se refere ao e-mail que será responsável por receber a resposta, caso o e-mail destinatário responder o e-mail.
A opção "HTML" irá definir se o texto presente na mensagem será enviado como texto simples, ou com formatação HTML. Também é disponível apenas para as notificações do tipo Email;
E por fim, o campo "Assunto" irá receber o texto da notificação. Neste texto, você pode utilizar variáveis que personalizam a mensagem de acordo com cada boleto.
Após finalizar o preenchimento, salve e a partir deste momento, o envio das notificações a seus clientes ocorrerão de forma automática pela nossa API!
Comentários
6 comentários
Boa tarde
No caso desta função eu preciso cadastrar todos os meus clientes no sistema?
Caso sim, onde eu faço isso?
Boa tarde Michel!
Essa função, das notificações automáticas, ficam dentro do cadastro do cedente, ou seja, dos emitentes dos boletos.
Para fazer o cadastro dos cedentes, existem 3 formas:
Cadastrar via GUI: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360009694894-Cadastrando-um-Cedente
Cadastrar via API: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006128214-Cadastrando-um-Cedente
e Cadastrar via ocx: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006192494-Cadastrando-um-Cedente
Qualquer dúvida mantenho-me à disposição!
Tenho que adicionar todos os meus clientes ao sistema para usar esta função?
Bom dia Ivory!
Sim, é necessário que os clientes (emitentes dos boletos) estejam cadastrados no PlugBoleto, e que as configurações de notificações automáticas para eles estejam configuradas conforme a necessidade da empresa.
Atenciosamente,
Quantos clientes preciso adicionar ao sistema para usar esse recurso?
Bom dia! O uso das notificações já funciona a partir do primeiro cliente cadastrado em nosso sistema!
Atenciosamente,
Por favor, entre para comentar.