O erro 403 - Forbidden: Acess is denied é um código de erro HTTP retornado pelo servidor Web da SEFAZ quando o utilizador ou programa tenta obter acesso a um recurso que o servidor não permite.
Quando esse erro ocorre ao contribuinte na tentativa de envio de um documento fiscal, o mesmo pode utilizar qualquer alternativa de contingência prevista de legislação, pois o WebService da SEFAZ está indisponível.
Importante! Além de uma indisponibilidade do WebService da SEFAZ, esse problema pode ocorrer devido a um dos fatores abaixo:
- Verifique a validade do certificado digital com o qual está sendo feito as requisições ao WebService.
- Este erro pode ser causado caso o Framework .NET esteja instalado em versão inferior a 4.6.2.
- Verifique se o Windows possui atualizações importantes pendentes, caso positivo, realize a atualização.
- Verifique o firewall, antivírus ou por algum aplicativo que esteja bloqueando a conexão.
- Siga o passo a passo desse post sobre erro de suporte a canais seguros.
Atenção! Se estiver utilizando certificado A3 tente executar o seguinte procedimento e tente realizar novamente a comunicação:
- Remova o certificado digital da porta USB.
- Espere 30 segundos.
- Coloque o USB do certificado em outra porta.
- Por fim, reinicie a aplicação.
Como posso testar o retorno do Serviço?
Para verificar se o erro 403 permanece siga os passos abaixo:
- Obtenha o endereço do WebService o qual quer verificar o erro.
- Certifique-se que na máquina onde será realizado o teste, existe um certificado digital válido instalado.
- Abra o Internet Explorer e coloque o endereço do WebService.
Caso o retorno seja igual ao da imagem abaixo, o erro 403 permanece:
Se o retorno for semelhante ao da próxima imagem abaixo, o WebService está novamente on-line:
Uma outra forma é entrar em contato com SEFAZ. Por exemplo no dia 22/05/2016 ocorreu um problema com NF-e da SEFAZ SP, onde o erro 403 estava sendo retornado. Após entrar em contato com via e-mail (nfe_indisponibilidade@fazenda.sp.gov.br) recebemos a resposta abaixo:
“O Sistema da Nota Fiscal Eletrônica da SEFAZ/SP está temporariamente indisponível . O contribuinte pode utilizar qualquer alternativa de contingência prevista na legislação, inclusive o SCAN que já está ativo junto ao Ambiente Nacional da Receita Federal.”
Informamos que caso o contribuinte esteja recebendo erro no Emissor de NF-e: *JDBCConnectionException: Cannot open connection* ou *Null*, como solução temporária, orientamos que desinstale a atualização para o update 91 ou instale uma versão com update anterior do Java ( https://www.fazenda.sp.gov. br/nfe/update77.pdf ) e não aceite a atualização automática do Java. O problema afeta os emissores de documentos fiscais eletrônicos disponibilizados pelo fisco e está sendo analisado pelos desenvolvedores dos aplicativos.
Atenção: este e-mail apresenta uma resposta automática e destina-se apenas a informação sobre a disponibilidade do sistema NF-e da SEFAZ/SP. Outras dúvidas deverão necessariamente ser encaminhadas para o “Fale Conosco” na pagina da NFE e informar a inscrição estadual.”
Os portais dos documentos fiscais eletrônicos possuem uma página onde é possível verificar o status dos serviços. Por exemplo o portal da NF-e.
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Comentários
3 comentários
Recebo este erro ao tentar conexão com qualquer webservice da SVC-AN
Olá Arnald, Boa Tarde.
O Erro 403 normalmente está relacionado a problemas com o certificado digital, verifique se ele está dentro da data de validade ou mesmo reinstale ele.
Ainda sobre isso recomendo acesso utilizando o Internet Explorer na versão 11.
Caso reinstalando ou mesmo utilizando o IE 11 o problema persistir, retorne a esse post e nos notifique.
Apresento este problema ao tentar emitir uma carta de correção. Certificado já reinstalado. Detalhe que, emissão de nfe está normal nesta mesma máquina
Minas Gerais Carta de Correção
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