Introdução
O Portal do Sacado é um recurso desenvolvido para o pagador do boleto. Seu objetivo é que o pagador tenha uma plataforma onde ele possa ter todas as informações essenciais de seu boleto, e ainda consiga acompanhar a situação dos boleto que foram emitidos para ele.
URL
https://sacado.plugboleto.com.br/
O portal do sacado não possui um ambiente de homologação, apenas ambiente de produção.
Dashboard
No Dashboard os boletos aparecem em forma de grid, e são listados os dados mais importante do boleto junto com dados de seu emitente.
São listadas as seguintes informações sobre o boleto e do emitente:
- Nome do emitente;
- CNPJ do emitente;
- Nosso número do boleto;
- Data de emissão do boleto;
- Data de vencimento do boleto;
- Valor do boleto;
- Situação do boleto.
Todas essas informações estão a disposição em tempo real, habilitando o sacado à sempre acompanhar as mudanças de situação do boleto junto ao emitente.
Menu de ações
O sacado pode acessar o menu de ações, no canto direito da grid. Lá estarão listadas, em forma de botões, todas as funcionalidades à sua disposição.
O pagador, dependendo da situação do boleto, poderá baixar o PDF, enviar o PDF do boleto por e-mail, e ter acesso a linha digitável em apenas um clique.
Nos tópicos abaixo serão demonstradas as ações disponíveis.
Download do PDF do boleto
Enviar um boleto por e-mail
Detalhes dos boletos
Caso o pagador queira mais informações sobre um boleto, ele pode clicar no último botão no menu de ações (conforme exemplo abaixo), será aberto uma janela auxiliar, mostrando mais detalhes do boleto e do emitente, e se o boleto estiver com a situação de liquidado, o pagador terá acesso aos dados de pagamento, como data, valor pago, desconto concedidos ou até mesmo se teve acréscimos no valor do boleto.
Filtrar boletos
O pagador também pode realizar pesquisas mais precisas, podendo filtrar os boletos usando os seguinte campos:
- Nosso número do boleto;
- Situações do boleto (podendo ser filtrado por várias situações);
- Entre períodos da data de emissão;
- Entre períodos da data de vencimento;
- CPF ou CNPJ do emitente.
Como cadastrar um sacado
Para cadastrar o Sacadao, é necessário que o mesmo tenha pelo menos 1 boleto emitido para seu CPF/CNPJ, a partir da API de boletos da Tecnospeed, em produção.
Tendo isso em mente, cadastrar um usuário no Portal do Sacado, é rápido e simples, sendo necessário apenas o CPF ou CNPJ do pagador, junto com um e-mail válido e seu nome.
Após informar os dados necessários, será enviado instantaneamente um e-mail, contendo uma senha temporária gerada pelo sistema, como o exemplo abaixo.
Pronto! Agora no primeiro login no Portal do Sacado será necessário a senha temporária seja trocada por uma senha de sua preferência. Por questões de segurança a nova senha deve ter pelo menos 8 dígitos.
Como solicitar a troca de senha
Se o pagador esquecer ou até mesmo perder a senha, é possível solicitar a troca de senha no próprio portal do sacado.
Para solicitar a troca da senha o pagador deve clicar no link "Esqueci a senha" no menu de login e preencher o seu CPF ou CNPJ. Porém para conseguir trocar a senha, é necessário que o pagador tenha acesso ao e-mail cadastrado, porque será enviado um código de segurança para o e-mail cadastrado para garantir que o usuário que solicitou a troca, é o mesmo usuário que à cadastrou.
Com tudo isso feito o pagador será redirecionado para uma página nova, onde deve-se verificar se o CPF ou CNPJ digitado na tela anterior coincide com o primeiro campo, no próximo campo deve ser informado o código recebido no seu e-mail.
Nos próximos dois campos deve-se escolher uma senha nova para a sua conta, a única exigência que esse campo possui, é que a senha nova deva ter no mínimo 8 dígitos.
Observações:
- Para sempre mostrar os boletos mais relevantes ao pagador, o portal do sacado, irá mostrar apenas os boletos emitidos nos últimos 3 meses.
- Dependendo da situação do boleto, o pagador possa não ter acesso a certas funcionalidades, exemplo um boleto em situação de Liquidado, não pode ser impresso, por que liquidação, juntamente com a baixa, são considerados situações finais, e assume-se que a partir dessa situação o boleto não possa ter nenhuma modificação.
- Para melhor representar o fluxo real dos boletos, só serão apresentados os boletos com as seguintes situações: REGISTRADO, LIQUIDADO e BAIXADO.
- A paginação do dashboard é limitada a até 10 páginas; ou seja, são apresentados 100 boletos totais, se o pagador deseja ter acesso a um boleto específico, é recomendado utilizar o recurso do filtro para diminuir o número de resultados.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.