Iniciando o processo de liberação da Transmissão Automática na instituição bancária:
*** Processo disponível apenas para o ambiente de PRODUÇÃO.
Passo 1: Preenchimento da Carta
Para começarmos o processo de ativação da Transmissão Automática para sua conta, o primeiro passo é preencher a carta de abertura de relacionamento de acordo com o serviço que será utilizado:
- Apenas Cobrança (Finnet) - Download - Template Carta
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Pagamento/Extrato (Nexxera) - Download - Template Carta
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Cobrança/Pagamento/Extrato (Nexxera) - Download - Template Carta
Esta carta deve ser entregue à Tecnospeed e ao banco.
*** Para a VAN Finnet, temos homologado apenas o serviço de COBRANÇA.
*** Atualmente o processo de VAN esta disponível apenas para pessoas jurídicas (CNPJ)
Alguns bancos podem solicitar a integração com a própria carta, caso a sua solicitação seja para os bancos Itaú, Banco do Brasil ou Sicredi, estão disponíveis os seguintes arquivos: Itaú (Nexxera), Itaú (Finnet), Banco do Brasil (Nexxera), Banco do Brasil (Finnet), Sicredi (Nexxera).
Vale lembrar, que esse processo não é apenas para empresas (CNPJ), também pode ser solicitado por clientes PF (CPF).
*** Junto ao preenchimento da carta, não alterar os dados referente aos responsáveis técnicos, para que o processo de liberação junto à VAN possa seguir normalmente.
Passo 2: Entrega da carta à Tecnospeed
A carta preenchida pelo correntista com as informações da conta precisa ser enviada à Tecnospeed, via chat ou ticket, para que nós possamos iniciar por aqui o fluxo de liberação da Transmissão Automática.
Após nos entregar as cartas um ticket registrando o pedido será aberto, e para que o processo se conclua com sucesso e no menor tempo possível, é essencial que a mesma carta seja entregue ao banco para que o mesmo inicie o processo de configuração e ativação da Transmissão Automática das remessas e retornos (explicaremos com mais detalhes este processo na sequência).
Passo 3: Entrega da Carta ao banco e validação das remessas
Após preencher a carta com os dados da conta do cliente, é necessário encaminhá-la ao gerente bancário responsável pela conta do cedente, informando a necessidade de trafegar arquivos de Cobrança Registrada com a VAN (caso o gerente tenha dificuldades em fazer este processo, logo abaixo traremos com mais detalhes o processo nos principais bancos).
*Exceto para o banco SICOOB, onde não é necessário o envio da carta para abertura de relacionamento ao banco, sendo necessário o envio apenas à TecnoSpeed. A abertura para este banco deve ser feita diretamente no Internet Banking. Exemplo em anexo
Ao entregar as cartas ao gerente de contas, é de fundamental importância que você também solicite a ele o processo de validação das remessas geradas. Para isso, utilize a nossa rotina de geração de remessas para gerar pelo menos 10 arquivos (a quantidade varia de acordo com o banco) e encaminhe-as ao gerente para a validação.
Neste link você encontrará maiores informações sobre o porquê da importância desta validação: Pré-requisitos para a utilização.
Feito isso, assim que o banco concluir todas as configurações ele notificará a VAN/Tecnospeed para que nós possamos prosseguir com o processo de liberação.
Desta forma, tendo qualquer novidade sobre o andamento e assim que estiver tudo pronto nós te avisaremos pelo ticket!
Mas e se o banco/gerente tiver dificuldades em iniciar o processo de liberação?
Por via de regra, a orientação junto aos bancos é solicitar uma alteração na forma como as remessas e retornos são recepcionados. Deixando de ser via internet banking, e passando a ser via VAN.
Para os principais bancos elaboramos um passo-a-passo mostrando como orientar o gerente caso haja dificuldades na liberação:
Bradesco:
- Cliente preenche a carta de relacionamento;
- Correntista entrega a carta para o gerente operacional da conta;
- Gerente Operacional encaminha a demanda para o setor de conectividade;
- Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Itaú:
- Cliente preenche a carta de relacionamento;
- Correntista entrega a carta para o gerente operacional da conta;
- Gerente operacional encaminha a demanda para o setor de Implantação Cash ou Assistente comercial;
- Demanda é encaminhada para a equipe de Implantação Cash Técnica;
- Demanda é encaminhada para a equipe de Guia de Intercambio de Arquivos;
- Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Santander:
- Cliente preenche a carta de relacionamento;
- Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
- Gerente encaminha a demanda para o setor de cadastramento;
- Demanda é encaminhada para o setor de Conectividade;
- Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Banco do Brasil:
Para o Banco do Brasil, atualmente o PlugBoleto conta com toda a camada de comunicação com o banco disponível via WebService (API). Ou seja, todos os recursos contemplados pela VAN Bancária estão também disponíveis via API. Deste modo, a integração por API se torna mais interessante pois é um modelo de comunicação mais ágil e robusto.
Contudo, abaixo deixaremos descrito o processo de ativação da VAN, caso se faça necessário.
- Cliente preenche a carta de relacionamento;
- Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
- Gerente encaminha a demanda para a Superintendência da agência;
- Demanda é encaminhada para a equipe de Conectividade (DITEC);
- Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Caixa:
- Cliente preenche a carta de relacionamento;
- Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
- Gerente abre as Fises;
- Banco configura o CEF Controller;
- Banco direciona o cadastro para a Implantação (VAN) para que o mesmo seja concluído.
Banrisul:
- Cliente preenche a carta de relacionamento;
- Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
- Gerente abre a solicitação via intranet do Banrisul;
- Solicitação é encaminhada ao Gerente de produtos;
- Gerente de produtos configura a Rede EDI (Conectividade);
- Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN.
Obs.1: É importante citar também que o recurso de transmissão automática das remessas e retornos funciona apenas em ambiente de produção (para boletos reais).
Obs.2: Para efetuar o cadastro na Tecnospeed, o cliente não terá custo algum. No entanto, para ativar a funcionalidade no banco, é necessário verificar junto ao banco se existem custos associados.
Anexos:
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