Ao realizar um backup do PostgreSQL pelo prompt de comando (cmd) utilizando a linha de comando abaixo:
pg_dump.exe --host localhost --port 5432 --username postgres --format tar --file c:\backup_15_02_2018.backup ManagerEDoc
É retornado o erro que o formato "tar" não suporta o tamanho do arquivo que esta prestes a gerar.
Como resolver?
No momento de utilizar a linha de comando para realizar o Backup, ao invés de informar o formato "tar" para que seja armazenado os dados do banco, utilize o formato "c" (parâmetro --format). Conforme o comando abaixo:
pg_dump.exe --host localhost --port 5432 --username postgres --format c --file c:\backup_15_02_2014.backup ManagerEDoc
Com a mudança no parâmetro --format do comando, o Backup do bando de dados irá ocorrer sem problemas. Seguem abaixo algumas informações a respeito dos dois formatos de Backup.
- Formato "tar": Gera um arquivo tar adequado para servir de entrada para o pg_restore. A utilização deste formato de arquivo permite reordenar e/ou excluir objetos do banco de dados ao fazer a restauração. Também é possível limitar os dados a serem recarregados ao fazer a restauração.
- Formato "c": Gera um arquivo personalizado adequado para servir de entrada para o pg_restore. Este é o formato mais flexível, porque permite a reordenação da restauração dos dados, assim como das definições dos objetos. Além disso, este formato é comprimido por padrão.
Sendo assim, o formato "c", comprime o arquivo de Backup que é gerado com os dados que estão armazenados no banco.
Em um teste realizado internamente, um Backup de um banco de dados de teste utilizando o formato "tar" ficou com 44 MBytes, enquanto o formato "c" gerou o Backup do mesmo banco de teste com 4 MBytes. Uma considerável redução de cerca de 91%.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.