Ao utilizar qualquer rota da API do Manager SaaS podemos receber no retorno as seguintes mensagens:
- não foi possível carregar o certificado "" devido ao seguinte problema: "certificado não encontrado."
- Um problema foi encontrado durante o carregamento do arquivo de configuração: "Caminho do certificado não existe"
Esses retornos ocorrem devido ao Manager SaaS não encontrar o certificado digital correspondente ao CNPJ emissor do documento fiscal. Nesse caso recomendamos acessar a interface do Manager SaaS e acessar os cadastros de grupos e empresas, localize o CNPJ onde o problema está ocorrendo e siga um dos procedimentos abaixo dependendo do caso:
Caso 1
Nesse caso o certificado já está cadastrado conforme podemos verificar na tela de cadastro de certificados.
Agora o próximo passo, considerando o certificado cadastrado corretamente, clique no menu "Grupo" para acessar o cadastro dos grupos e selecione o grupo ao qual a empresa com problemas se encontra e clique no botão empresas.
O próximo passo é clicar no botão Editar da empresa com o problema, assim iremos acessar o cadastro da mesma e ir na sessão "Certificado" e clicar no botão Trocar Certificado. Conforme imagens abaixo respectivamente.
Logo após, marque a opção "Utilizar certificado A1 já cadastrado", escolha o certificado correspondente e clique no botão Salvar.
Caso 2
Nesse caso o certificado não está cadastrado e precisamos realizar o Upload do mesmo. Siga os passos do Caso 1 descrito acima até o ponto de escolher uma das opções da sessão "Certificado".
Na sessão "Certificado" escolha a opção "Utilizar certificado A1" e clique no botão Browse para selecionar o arquivo do certificado digital. Após preencha os campos "Senha Certificado", "Apelido do Certificado" e "E-mail p/ Comunicados" e clique no botão Salvar.
Ou podemos realizar o cadastro do certificado na tela "Certificados" conforme imagem abaixo, preenchendo os mesmos campos e logo após realizar os procedimentos do Caso 1.
Seguindo os procedimentos de cada caso o problema do certificado será resolvido. Caso contrario entre em contato com nossa consultoria técnica.
Atenção!
Logo após realizar um dos procedimentos descritos, o Manager SaaS precisa de pelo menos 10 minutos para restabelecer o vínculo entre o certificado e o CNPJ da empresa.
Caso tenha dúvidas sobre o cadastro de grupos e empresas, acesse aqui.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.