Neste artigo vamos falar um pouco sobre os principais ambientes de uso do componente e como proceder em cada um dos casos durante um atendimento, caso seja solicitada a avaliação do ambiente por um de nossos consultores.
Mas primeiro, vamos ver algumas diferenças entre o ambiente de desenvolvimento e o ambiente do cliente:
No ambiente de desenvolvimento
No ambiente de desenvolvimento, nós devemos instalar a versão “Instalador”, pois ela é a biblioteca completa, com todos os métodos e arquivos que o componente possui. Para instalá-la, basta executar o instalador como administrador.
Sempre que possível, erros recorrentes devem preferencialmente ser simulados em ambiente de desenvolvimento, para facilitar a análise.
No ambiente do cliente
No ambiente onde o sistema for ser executado, devemos instalar a versão “Dependencias”, que é a versão reduzida, com apenas as DLLs necessárias para o componente funcionar. Para instalá-la, existem algumas opções: é possível simplesmente executar o instalador, como na versão completa de instalação, executar o instalador em modo silencioso, ou incluir as DLLs no seu próprio instalador.
Além das DLLs, é necessário que o componente tenha acesso às pastas de Esquemas e Templates e aos arquivos com o endereço dos servidores. Estas pastas e arquivos são criados no diretório de instalação da versão “Instalador” (..TecnoSpeed/NFe/Arquivos). É necessário colocá-los no ambiente do cliente e configurar o diretório delas nas propriedades DiretorioEsquemas, DiretorioTemplates, ArquivoServidoresHom e ArquivoServidoresProd.
OBS. A versão “Instalador” pode ser instalada em ambos os ambientes (desenvolvimento e cliente), mas a versão “Dependencias” não deve ser instalada no ambiente de desenvolvimento, por não conter todos os arquivos necessários.
Instalação local no cliente
Um dos cenários seria a instalação do componente diretamente na máquina do cliente, onde a versão “Dependências” é instalada pela equipe de desenvolvimento após os testes em ambiente de desenvolvimento com a versão do instalador.
Neste cenário, a avaliação será feita dependendo de onde o problema ocorre (ambiente de desenvolvimento ou do cliente). Caso ambos os ambientes estejam apresentando erros, a avaliação será feita no ambiente de desenvolvimento, e o consultor deverá detalhar as instruções do que deve ser feito
Servidor API ou WEB
Em casos em que o componente não esteja instalado na máquina do cliente, mas sim em um servidor, a conexão remota é realizada no servidor ou no ambiente de desenvolvimento, caso o problema esteja ocorrendo em ambos os ambientes, a preferência de acesso para validação sempre será o ambiente de desenvolvimento.
Neste cenário o ambiente do cliente final geralmente não impacta na emissão ou bloqueios.
Máquina virtual
Outro caso é a instalação do componente em um servidor para acesso remoto.
Neste cenário, assim como os outros, a conexão irá ser feita dependendo do ambiente onde o problema ocorre. Porém, se o erro ocorrer no cenário do cliente final, a conexão pode ser realizada tanto na máquina do cliente quanto na do desenvolvedor, caso estas estejam conectadas no servidor.
Também há a possibilidade de contarmos diretamente via acesso remoto, caso o cliente queira disponibilizar os dados de acesso, ou instalar o teamviewer para nosso acesso direto.
Neste cenário o ambiente do cliente final geralmente não impacta na emissão ou bloqueios.
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