Você sabe quais informações contém um documento fiscal eletrônico ?
Nesse artigo iremos comentar sobre os itens que compõem uma NF-e e NFC-e, como por exemplo seu número de série, número de nota, chave de nota. Tudo para que você entenda ainda mais a respeito desses documentos fiscais.
NF-e o que é?
A NF-e é um documento rico de informações e com diversos detalhes que acabam por trazer bastante dúvidas e confunde muita gente. Frequentemente é confundida com a DANFE que é a versão resumida e impressa, a NF-e é na verdade representada por um arquivo digital XML, e contém muito mais informações do que podemos ver.
nfe venda, devolução, remessa, brinde, funciona dentro do estado, fora do estado, exterior, produção
nfce, venda para consumidor final dentro do estado. Ambos são identificados pela chave da nota fiscal.
Destrinchando uma Chave de Nota Fiscal
Aqui irei direcionar um pouco onde encontramos as informações na nossa nota, assim como a chave de acesso da nota e suas divisões.
Vamos começar pela chave de acesso ? Essa chave é um identificador único da NF-e, como se fosse o nosso famoso CPF. Assim, é possível que existam duas notas com números iguais no arquivo .XML e no Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), mas nunca existirão duas chaves de acesso iguais. Portanto, é a chave que vai distinguir uma NF-e de outra.
- Como é formada a chave de acesso da NF-e?
A chave de acesso é formada por uma sequência de 44 números, que representam vários dados que identificam a nota fiscal e a empresa.
Porém tudo é bastante simples. Embora possa parecer complicado para quem não tem costume com esse tipo de sistema, você verá que existe uma lógica por trás de tudo isso.
Em relação a própria sequência numérica de 44 dígitos, existe uma determinada informação para cada quantidade de número, portanto é possível agrupá-los por conjunto e verificar um de cada vez.
Os grupos que compõem a chave de acesso da nota fiscal eletrônica são:
- cUF: É o código do estado onde está a empresa emitente da NF-e (2 dígitos);
- AAMM: Representam o ano e mês da emissão da NF-e (4 dígitos);
- CNPJ: Trata-se do CNPJ da empresa emitente (14 dígitos);
- mod: É a identificação do modelo da NF-e (2 dígitos);
- série: Define a série da NF-e (3 dígitos);
- nNF: É o número da nota fiscal eletrônica (9 dígitos);
- tpEmis: Trata-se do tipo de emissão do documento (1 dígito);
- cNF: É o código numérico da chave (8 dígitos);
- cDV: É o dígito verificador da chave de acesso da NF-e (1 dígito).
cUF: São os códigos de UF de IBGE dos estados servem para diferenciar um estado do outro. Cada unidade federativa do Brasil possui seu próprio código que deve ser informado na emissão de documentos fiscais eletrônicos;
AAMM: Aponta o mês e o ano da emissão do documento dentro da chave;
mod: Identifica qual o modelo do documento fiscal que foi emitido, esse campo pode ser preenchido com o valor 55 para NF-e e 65 para NFC-e;
série: condiz com a série da nota que está sento emitida, falo um pouco mais a respeito da série logo mais abaixo do documento, aqui;
nNF: nesse campo é colocado o número da nota fiscal, que também aparece separada da chave na DANFE, mais informações a respeito desse campo você encontra aqui;
tpEmis: se trata do tipo de emissão da sua NF-e, mais informações a respeito desse campo pode ser encontrado aqui;
cNF: se trata do código numérico que compõe a chave de acesso da sua NF-e. Esse campo no caso precisa ser preenchido com um número aleatório gerado pelo emitente para cada NF-e, com finalidade de evitar acessos indevidos da NF-e;
cDV: esse campo deve ser preenchido com o código calculado com a aplicação do algoritmo módulo 11 (base 2,9) da chave de acesso.
Para facilitar, trouxe uma imagem teste para analisarmos, observe o campo "Chave de Acesso" no canto superior direito do documento, logo abaixo do código de barras:
Esse documento traz a seguinte sequência:
3219 1105 5707 1400 0825 5500 1005 9146 6211 3308 2968
Utilizando nossos conhecimentos até agora, temos a possibilidade de dividir essa sequência dessa forma:
32 - Código do estado;
1911 - Ano e mês da emissão;
05 5707 1400 0825 - CNPJ da empresa;
55 - Modelo de identificação da nota fiscal;
001 - Série da NF-e;
005 9146 62 - Número da NF-e (notem que o número da nota também fica disponível fora da chave de acesso, localizada abaixo da DANFE, na foto circulado de vermelho);
1 - Tipo de emissão do documento;
1 3308 296 - Código numérico da chave;
8 - Dígito Verificador.
Completando assim os 44 dígitos da chave de acesso.
Sobre a Série da Nota
A série, é um identificador da nota fiscal. Cada série tem uma sequencia de números. Imagina a série como se fosse um bloco de papel. Cada série é um bloco diferente e cada número é uma página desse mesmo bloco. Dentro do Bloco 1, teremos a página 1 até 1000 e o mesmo acontece com os blocos 2, 3 e 4, por exemplo.
Nessa lógica, haverá uma página 10 dentro de cada bloco individual, mas no Bloco 1, existirá uma única página 10. É assim que funciona a configuração de Séries e Números da NF-e.
A série é um número sequencial que define a numeração da nota, e no caso de empresas que utilizam mais de uma série facilita a identificação do grupo de notas a que pertence tal série. Dessa forma a série da nota serve para o controle das emissões e identificação do modo de emissão.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.