Para personalizar a impressão padrão disponibilizada pela TecnoSpeed é bem simples. Se você é cliente de Componente, basta utilizar o método EditarModeloDanfe, caso seja cliente dos produtos Manager eDoc e/ou Manager SaaS basta utilizar a aplicação rtm_editor.
ATENÇÃO: A edição de RTM está indisponível para o documento NFe, no Manager SaaS.
Em caso de dúvidas acesse nossa Consultoria Técnica.
Lembre-se de utilizar como base para a personalização um XML autorizado do documento desejado.
Vale reforçar que os layouts de impressão disponibilizados pela TecnoSpeed seguem os padrões estabelecidos pela SEFAZ conforme o MOC (Manual de Orientação do Contribuinte) de cada DFe.
Independente da personalização ser realizada via método (Componente) ou via aplicação rtm_editor (eDoc/SaaS) a ferramenta que utilizamos para as edições de RTM será o ReportBuilder.
Agora que já sabemos por onde começar, vamos ao passo a passo de como realizar a personalização da impressão.
Componente -> Via método EditarModeloDanfe, o método já realizada a chamada do ReportBuilder.
eDoc/Manager SaaS -> Via aplicação rtm_editor: devemos realizar o download, instalar e iniciar a aplicação para termos acesso ao ReportBuilder.
Ao executar o Editor RTM, a seguinte tela de configuração será apresentada.
Passo 1: Em Local dos RTMs devemos apontar para o diretório onde está o arquivo RTM. Caso esteja personalizando um RTM novo, poderá manter o caminho padrão criado na pasta de instalação do mesmo C:\Program Files (x86)\RTM Editor, já se a personalização for para um arquivo RTM que não seja novo, ou seja, já seja um que já esteja personalizado, basta selecionar o diretório do arquivo.
Passo 2: Após a configuração dos diretórios dos arquivos RTMs, devemos selecionar um arquivo XML autorizado do documento desejado.
Passo 3: Após selecionado o XML autorizado do documento desejado, clique em Editar RTM e a aplicação fará a chamada do ReportBuilder.
ReportBuilder
Ao inicializar o ReportBuilder será apresentado o layout do arquivo RTM apontado no diretório do documento, seja ele o padrão da TecnoSpeed ou um já personalizado.
No Menu superior encontramos as opções:
- Cálculo: Local onde são possíveis configurar funções e métricas para os campos;
- Desenho: Onde é possível editar o layout de impressão;
- Visualizar Impressão: Verificar a prévia o layout de impressão.
CÁLCULO
Em calculo é possível verificar os procedimentos que já foram criados em Módulo, conforme apresentado na imagem:
Também conforme a imagem acima, é possível selecionar a opção Eventos, onde é possível criar um procedimento para qualquer campo existente na aba 'Desenho'.
Na imagem abaixo, no lado direito ficam disponíveis todos os campos que podem ser utilizados.
Importante! Após qualquer modificação é necessário clicar com o botão direito do mouse e em seguida clique em "Compilar", para depois visualizar a impressão:
DESENHO
Em desenho, no lado esquerdo, é possível verificar as áreas que estruturam o arquivo além dos campos que estão no layout.
Além disso, é possível criar novos campos (), onde, para atribuir valores tabelados para o mesmo basta selecionar as opções destacadas conforme a imagem abaixo:
VISUALIZAR
Após compilar as alterações realizadas é possível verificar uma previa de como ficou a impressão, como demonstrado na imagem abaixo:
Caso ocorra alguma inconsistência será apresentado uma janela com a função/procedimento do local onde ocorreu o problema.
E é necessário verificar na aba 'CALCULO', onde é destacado em vermelho o procedimento com problema para e corrigi-la.
Depois da correção deve-se compilar novamente antes de Visualizar Impressão.
FINALIZAÇÃO
Sempre após realizar uma alteração no arquivo de retrato é necessário 'Salvar' o arquivo RTM. Ou caso deseje utilizar ambos os formatos de impressão utilize a opção "Salvar Como..." e renomeie o arquivo. Dessa forma você passará a ter dois RTMs e deverá escolher qual passará a utilizar no produto.
Para auxiliar ainda mais o entendimento do funcionamento do ReportBuilder temos um vídeo explicativo de como utilizá-lo. Para acessá-lo clique aqui.
Obs: No vídeo demonstrativo o ReportBuilder será chamado via Componente, porém, para clientes Manager eDoc/Manager SaaS basta seguir o passo a passo que descrevemos no início desse artigo até chegar ao ReportBuilder.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.