O padrão de prefeitura GOVERNA, no qual são realizadas emissões via webservice, conta com uma diferente integração, relacionada à numeração do RPS (Recibo Provisório de Serviço) e à forma de autenticação. Neste post, iremos detalhar a forma de integrar com este tipo de padrão.
Para verificar as cidades que contam com este padrão, acesse: Lista de municípios homologados
Quais passos preciso seguir?
Gerar chave de autenticação: acesse o Portal da prefeitura e clique em GERENCIAMENTO > CONFIGURAR PADRÃO . Deixe a opção "Permitir Comunicação Web Service" marcada e em seguida, copie a chave de acesso gerada. Esta chave deve ser inserida no campo prefeitura.senha , nos dados de configuração do cadastro da empresa no PlugNotas.
Exemplo pelo Postman:
Exemplo pela interface do PlugNotas:
Referente a numeração do RPS:
1. Solicite a Autorização de Impressão de RPS (Recibo Provisório de Serviços) no próprio Portal da Prefeitura:
Irá aparecer a opção de escolher a quantidade:
2. Após analise e liberação pela Prefeitura, poderá ser visualizado a autorização dos RPSs liberados. Faça o download do arquivo contendo a numeração de RPS e os Códigos de Verificação, conforme imagem abaixo:
3. Após realizar o download dos RPS liberados, deverá enviar estes arquivos para o PlugNotas, através da seguinte rota:
POST https://api.plugnotas.com.br/nfse/governa/numeracao
Aconselhamos não modificar o arquivo baixado no portal da prefeitura, de forma que nos seja enviado integralmente.
Realize isto, como se fosse cadastrar um certificado: no Body da requisição você envia o arquivo e o cnpj da empresa. Exemplo:
Após o envio, nosso sistema irá fazer a leitura do último AIDF salvo no banco, encontrar esse mesmo AIDF no meio do arquivo enviado e salvará os AIDFs posteriores de forma automática, ignorando os já utilizados anteriormente.
Também existe a possibilidade de selecionar a partir de qual série ou qual número de RPS deseja atualizar os AIDFs do banco. Para isso, existem os parâmetros não obrigatórios que podem ser enviados juntos ao body: serieRpsAtualizar e numeroRpsAtualizar.
4. Em alguns casos, o processo pode demorar um pouco. Para evitar duplicidades é disponibilizada uma rota de consulta do envio na seguinte rota:
GET https://api.plugnotas.com.br/nfse/governa/numeracao/:cnpj/:protocolo
Em caso do envio já ter sido processado, o retorno da consulta retornará que não há arquivos em processamento com o protocolo informado.
OBS.: Caso todos os AIDFs enviados no arquivo sejam posteriormente utilizados, de forma que todas numerações se esgotarem, será necessário refazer o processo de todos os passos mencionados acima, regerando um novo arquivo no portal da prefeitura e nos enviando via api.
Se surgir alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe através do suporte técnico.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.