Após o envio da nota, é necessário saber se essa nota foi processada e se ela foi autorizada ou não. Esse retorno é possível de se obter atráves de uma consulta de nota ou utilizando o WebHook.
Consultas
As consultas de notas podem ser feitas de diversas formas. A principal e recomendada é a consulta resumida, que traz apenas as informações principais sobre o processamento dessa nota.
Essa consulta é um méltodo GET onde pede sua API-KEY no Header da requisição e como filtro na URL você pode passar o ID que a Tecnospeed retorna para você na rota de envio.
Durante a consulta podemos nos deparar com alguns status, são eles:
AGENDADO
Este status informa que a nota esta agendada para emissão e será posta na fila de processamento.
Nossa aplicação não permite o envio de uma nova nota com o mesmo idIntegracao de uma nota que já está registrada em nossa base no status AGENDADO, para o mesmo cnpj.
PROCESSANDO
Este status informa que a nota ainda está sendo processada, porém, não obteve o status final do processamento.
Isso significa que a nota está nas mãos da API, em alguma fase do processamento, desde o início da fila até obter o retorno da prefeitura.
Em todo esse caminho, nós cuidamos da nota para você de maneira automática.
Nossa aplicação não permite o envio de uma nova nota com o mesmo idIntegracao de uma nota que já está registrada em nossa base no status PROCESSANDO, para o mesmo cnpj.
CONCLUIDO
Este status informa que a nota foi processada e esta com status final de Autorizada.
Nossa aplicação não permite o envio de uma nova nota com o mesmo idIntegracao de uma nota que já está registrada em nossa base no status CANCELADO, para o mesmo cnpj.
CANCELADO
Este status informa que a nota consultada esta com status final de Cancelada.
Nossa aplicação não permite o envio de uma nova nota com o mesmo idIntegracao de uma nota que já está registrada em nossa base no status CONCLUIDO, para o mesmo cnpj.
REJEITADO
Este status informa que os dados enviados no JSON foram processadas pela API e rejeitada por algum motivo. Essa rejeição pode ter sido por um erro nas informações enviadas (parou na validação da API), ou rejeitada pela própria prefeitura. Caso o motivo da rejeição não esteja claro para você*, é necessário entrar em contato com a consultoria para análise da motivação da Rejeição e tratamento para o reenvio.
*Nós temos um mapeamento gigante de rejeições e tratamentos que são feitos na nota para reprocessar e tratar rejeições relacionadas a instabilidades, porém é comum recebermos retornos dos webservices que são genéricos ou não deixam claro o que fazer. Como nossa API é transparente e retorna exatamente a mesma mensagem da prefeitura para você, se sentir necessidade de ajuda para tratar a mensagem entre em contato conosco pelo chat ou ticket
Para notas com status REJEITADO, é possível realizar o envio de uma nova nota com o mesmo idIntegracao de uma nota que já está registrada em nossa base no status REJEITADO, para o mesmo cnpj.
INTERROMPIDO
Este status informa que o processamento da nota foi interrompido, ou seja, parado. Uma nota pode ser interrompida quando está em processamento por conta de oscilações da prefeitura ou por mudanças no retorno da prefeitura. Notas com este status podem ser sincronizadas em outro momento, com base no status da prefeitura.
Passo a passo:
- Caso uma nota esteja processando por um período prolongado, a interrupção pode ser realizada
- Depois de algum tempo ou caso for verificado que a nota está autorizada no portal da prefeitura, execute a ação de sincronização da nota no PlugNotas. Essa sincronização faz com que o PlugNotas consulte o status dessa nota na prefeitura. Dependendo do retorno da prefeitura, o PlugNotas poderá:
- Rejeitar a nota
- Autorizar a nota
- Reenviar a nota, caso o mesmo RPS não esteja autorizado no portal.
Caso a prefeitura retornar uma mensagem não tratada ou inesperada, a nota pode se manter em processamento, portanto, pode ser necessário interromper a nota novamente. Posteriormente, pode ser aberto um chamado para nossa equipe realizar um tratamento de readequação da mensagem que foi mudada pela prefeitura.
No momento, é possível interromper notas somente via interface web. A partir do dia 12/12/2024, teremos duas novas rotas que permitirão que mais de um ID seja interrompido ou sincronizado ao mesmo tempo.
Obs.: Nossa aplicação não permite o envio de uma nota com o mesmo idIntegracao de uma nota que está no status INTERROMPIDO devido ao risco de ocorrer duplicidade de notas, pois existe a possibilidade da primeira nota estar autorizada na prefeitura, sendo necessário sincronizá-la.
Para mais detalhes sobre a funcionalidade de interromper notas, clique aqui.
UPLOAD
Este status informa que os dados enviados à nossa API já foram convertidos no arquivo necessário para fazer o upload manual no portal da prefeitura.
WebHook
A outra opção de obter o retorno do processamento, é o uso do WebHook. O WebHook pode ser cadastrado para a sua softwarehouse e você faz o rateio para os seus clientes, ou você pode criar um WebHook para cada cliente seu, um por CNPJ.
Para entender melhor esse ponto, essa documentação aqui tem todos os detalhes para que você possa compreender como realizar o cadastro desse WebHook, bem como informações de quantidades de tentativas e como os retornos chegarão até você.
Os retornos que vão te notificar ali, são:
CONCLUIDO
Este status informa que a nota foi processada e esta com status final de Autorizada.
CANCELADO
Este status informa que a nota consultada esta com status final de Cancelada.
Este status informa que as informações enviadas no JSON foram processadas pela API e rejeitada por algum motivo. Essa rejeição pode ter sido por um erro nas informações enviadas (parou na validação da API), ou rejeitada pela própria prefeitura. Caso o motivo da rejeição não esteja claro para você*, é necessário entrar em contato com a consultoria para análise da motivação da Rejeição e tratamento para o reenvio.
INTERROMPIDO
Este status informa que o processamento da nota foi interrompido, ou seja, parado. Uma nota pode ser interrompida quando está em processamento por conta de oscilações da prefeitura ou por mudanças no retorno da prefeitura. Notas com este status podem ser sincronizadas em outro momento, com base no status da prefeitura.
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