A funcionalidade de interromper e sincronizar notas está disponível para ser utilizada tanto via API quanto pela interface web. A seguir, você encontrará detalhes sobre como implementar esses novos recursos.
Interrupção de Notas
A interrupção permite pausar o processamento de uma nota quando há inconsistências ou divergências no retorno da prefeitura. Isso é fundamental para evitar que notas fiquem em estado intermediário (PROCESSANDO), garantindo a integridade do fluxo de emissão.
Contexto e Importância
O documento NFS-e possui particularidades que exigem atenção constante, devido ao seu dinamismo e à variação entre diferentes prefeituras, principalmente. Os principais pontos de atenção incluem:
- Mudanças no Retorno da Prefeitura: Um dos pontos de atenção e que levam a certo esforço de manutenção, é quando uma prefeitura muda o seu retorno atual, quando devolve um novo retorno ou até mesmo quando o webservice oscila, o que que nos leva a passar por uma readequação de integração com a prefeitura, ou seja, ajustar internamente esses retornos para que nossa produto esteja adaptado.
- Oscilações no Webservice: Instabilidades no serviço da prefeitura podem levar notas a ficarem processando por mais tempo
Quando Utilizar a Interrupção de Notas?
A interrupção é útil nos seguintes cenários:
-
Processamento Prolongado: Se uma nota está em processamento por um período excessivo, a interrupção pode ser uma solução para reavaliar a situação. O processamento prolongado pode ocorrer por alguns motivos, como:
- Oscilações no Webservice: Quando o serviço da prefeitura apresenta instabilidades, a interrupção evita que as notas fiquem em processamento indefinidamente.
- Mudanças no Retorno da Prefeitura: Se a prefeitura altera a estrutura de resposta ou os dados retornados, a interrupção permite que você pause o processamento até que a situação se normalize ou até que nossa equipe técnica realize ajustes e adequações internas para se adaptar a mudança da prefeitura
-
Erro na Informação Enviada: Quando um cliente envia várias notas com informações incorretas no JSON, pode ocorrer um cenário em que todas as notas serão rejeitadas com o mesmo erro. Nesse caso, em cidades sequenciais antes de esperar que todas as notas processem uma a uma e sejam rejeitadas, é possível interromper o processamento. Uma informação incorreta no json de envio na NFS-e também pode retornar erros desconhecidos pela prefeitura e as notas podem ficar processando até que a api seja ajustada para o reconhecimento do erro. Se for identificado qual é o campo de ajuste para autorização das nota, elas podem ser interrompidas para serem reenviadas com a informação correta.
- Atenção: É importante tomar cuidado ao utilizar essa funcionalidade no exemplo citado acima. A interrupção deve ser feita somente quando houver certeza de que a prefeitura rejeitará todas as notas, para evitar duplicidades. Se não houver essa certeza, o melhor a se fazer é permitir que o processo normal de emissão do PlugNotas siga seu curso, rejeitando as notas que forem necessárias e autorizando aquelas que estiverem corretas.
Sincronização de Notas
A sincronização de notas é um processo que pode ser feito para uma nota que está no status INTERROMPIDO, que permite consultar o status atual da NFS-e junto à prefeitura após uma interrupção.
Contexto e Importância
Em um ambiente dinâmico, onde as prefeituras podem alterar o padrão e retornos, a sincronização garante que as informações no PlugNotas estejam atualizadas e corretas.
A importância da sincronização se destaca em diversos aspectos:
- Atualização em Tempo Real: Permite que o PlugNotas tenha acesso às informações mais recentes sobre o status das notas na prefetura, evitando que ações sejam tomadas com base em dados desatualizados.
- Redução de Erros: Ao sincronizar, é possível identificar rapidamente notas que foram rejeitadas ou autorizadas, minimizando o risco de erros no gerenciamento das notas.
Quando Utilizar a Sincronização de Notas
A sincronização de notas deve ser utilizada:
- Após Interrupção: Quando uma nota for interrompida, a sincronização deve ser realizada para verificar o status atual. Depois de determinado tempo ou caso houver confirmação de que a nota está autorizada no portal da prefeitura, execute a ação de sincronização da nota no PlugNotas. Essa sincronização faz com que o PlugNotas consulte o status dessa nota na prefeitura.:
-
- Se a nota for rejeitada, o mesmo idIntegracao pode ser reutilizado e outro json pode ser enviado
- Se a nota for autorizada, siga o fluxo de emissão
- Caso a prefeitura retornar uma mensagem não tratada ou inesperada, a nota pode se manter em processamento, portanto, interrompa a nota novamente e envie um novo json com um idIntegracao diferente. Posteriormente, pode ser aberto um chamado para nossa equipe realizar um tratamento de readequação do retorno que foi mudada pela prefeitura.
-
Na prática...
Passo a passo:
- Interrupção: Se uma nota estiver processando por um período prolongado, recomendamos que ela seja interrompida. Para isto, é necessário adaptar sua aplicação para que receba este novo status. A partir do momento que uma nota foi interrompida, antes de enviar um segundo json com os mesmos dados (tomador e valor) desta primeira, é fundamental que seja realizada a tentativa de sincronização da primeira nota.
- Sincronização: Depois de determinado tempo ou caso houver confirmação de que a nota está autorizada no portal da prefeitura, execute a ação de sincronização da nota no PlugNotas. Essa sincronização faz com que o PlugNotas consulte o status dessa nota na prefeitura.:
- Se após a tentativa de sincronização a nota for rejeitada, o mesmo idIntegracao pode ser reutilizado no próximo json a ser enviado
- Se após a tentativa de sincronização a nota for autorizada, siga o fluxo de emissão das demais notas
- Se após a tentativa de sincronização, a prefeitura retornar uma mensagem não tratada ou inesperada, a nota pode se manter em processamento, portanto, interrompa a nota novamente e envie um novo json com um idIntegracao diferente. Posteriormente, pode ser aberto um chamado para nossa equipe realizar um tratamento de readequação do retorno que foi mudada pela prefeitura.
Tanto a interrupção quanto a sincronização de notas podem ser feitas tanto via API quanto via interface web:
VIA API
Clique aqui para acessar a documentação das rotas POST e GET para interrupção das notas. É possível interromper até 500 notas por vez.
Clique aqui para acessar a documentação das rotas POST e GET para sincronização de notas.
VIA INTERFACE WEB
Interromper:
Ao logar na interface web https://app2.plugnotas.com.br/#/nfse, na seção NFS-e, pesquise o prestador e a nota que deseja interromper. Posteriormente, na nota, identifique o botão , para interromper o processamento. É importante lembrar que, nem todas as notas que estão em PROCESSAMENTO exibirão o botão de interromper, pois, em algumas cidades, esse botão só fica disponível após 5 minutos de processamento da nota.
Sincronizar:
Para sincronizar a nota, identifique o botão "Sincronizar".
Obs.:
1. Nossa aplicação não permite o envio de uma nota com o mesmo idIntegracao de uma nota que está no status INTERROMPIDO devido ao risco de ocorrer duplicidade de notas, pois existe a possibilidade da primeira nota estar autorizada na prefeitura, sendo necessário sincronizá-la.
2. Conforme mencionado no decorrer da documentação, sua aplicação deve ser adequada para conseguir pegar o novo status do PlugNotas: INTERROMPIDO. Para conferir todos os possíveis status retornados pelo PlugNotas, acesse esta documentação.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.